Notícias:
Nova Paróquia em São Bento do Una
A cidade de São Bento do Una, nesta Diocese, além da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, no centro, conta agora com uma segunda Paróquia em preparação. No dia 13 de Maio de 2009, o Bispo Diocesano, Dom Fernando Guimarães, erigiu a Quase-Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com sede no templo homônimo, situado no bairro da Rua Nova.
Fazem parte da nova região eclesiástica as seguintes Comunidades, até agora ligadas à Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos: Rua Nova, em São Bento; o distrito do Espírito Santo, as capelas de Balança, Queimada Grande, Pimenta, Basílio, Poço Doce, Tapuio, Serrote, Feijão, Calunga e Campo Limpo. A população da Quase-Paróquia é estimada em cerca de 15 a 16.000 habitantes.
No dia 22 de Julho de 2009, tomou posse como Encarregado da nova Quase-Paróquia o Revmo. Pe. Gabriel Belo Cavalcante. Nascido em Águas Belas no dia 28 de Outubro de 1974, foi ordenado Padre da Diocese de Garanhuns em 16 de Agosto de 2007. Até o presente, exercia a função de Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Canhotinho.
A Santa Missa, foi presidida por nosso Bispo Diocesano, e contou com a participação de Dom Jaime Mota de Farias, Bispo emérito de Alagoinhas na Bahia e ilustre filho de São Bento do Una. O Santo Sacríficio foi concelebrado também pelos seguintes Padres: Pe. José Bento de França, pároco do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, em São Bento do Una; Mons. José do Patrocínio dos Santos, Pároco de Nossa Senhora da Conceição em Canhotinho; Pe. Rivaldo Peixoto de Araújo, Pároco de São Vicente de Paulo, em Saloá; Pe. Marcelo Protazio Alves, Pároco de Nossa Senhora da Conceição em Quipapá; Pe. Jeová Ribeiro Faustino, Pároco do Sagrado Coração de Jesus, em Garanhuns; Pe. Cícero Félix da Silva, Pároco de Santo Antônio, em Lajedo; Mons. Alexandre de Melo Castanha Neto, Pároco de São José, em Angelim, e Chanceler da Cúria Diocesana, e Pe. Ednaldo Ramos de Amorim, Vigário Paroquial de Santo Antônio, em Lajedo. Homenageados especiais da celebração, o Pe. Gabriel Belo Cavalcante, que, na ocasião, tomou posse como Encarregado na nova Paróquia, e o Padre Ivan de Melo Matias, que, nesta mesma ocasião, foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos.
Presente numerosa delegação de fiéis das Paróquias de Águas Belas e de Canhotinho, onde Pe. Gabriel nasceu e exerceu seu ministério, e da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Garanhuns, onde o Pe. Ivan exerceu seu diaconado e os primeiros meses do seu sacerdócio.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A nova matriz de N.Sra de Fátima
Nosso Bispo Diocesano, Dom Fernando Guimarães, cria mais uma Paróquia em nossa Diocese, a Pároquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na cidade de São Bento do Una. Dessa forma, São Bento é a primeira cidade da Diocese, além da sede Garanhuns, a possuir mais de uma paróquia em seu território. Transcrevemos, a seguir, o Decreto de ereção canônica da Nova Paróquia.
Dom Fernando Guimarães, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo de Garanhuns
Aos que o presente Decreto virem, Saudação, Paz e Benção no Senhor Jesus Cristo!
Atendendo às necessidades espirituais do povo de Deus e considerando o crescente número de habitantes da cidade de São Bento do Una, em conformidade com o Cânon 515, par. 1 e 2 do Código de Direito Canônico, resolvemos criar a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na cidade de São Bento do Una, desmembrando-a da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, da cidade de São Bento do Una. Assim, depois de ouvir o Clero e os Padres do Conselho Presbiteral, pelo presente Decreto, Constituímos e Erigimos canonicamente a PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA, com sede na Rua Cinco, no. 20, Loteamento Delmário Braga, CEP 55370-000, na Cidade de São Bento do Una, Estado de Pernambuco, observando os seguintes limites: ao Norte, com os limites civis do Município de Belo Jardim; ao Sul, com o Município de Lajedo; a Leste, com o Município de Cachoeirinha e a Oeste, ao longo da PE-180, com a Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, no Município de São Bento do Una. Promovemos a atual Capela de Nossa Senhora do Rosário de Fátima à categoria e dignidade de Matriz e mandamos os seus Fiéis que provejam à sustentação digna e honesta de seu Pároco e Pastor, segundo o costume e dentro das determinações diocesanas, e que seja dado grande ênfase à formação dos leigos, capacitando-os, assim, para a Evangelização dos dias atuais.
O presente Decreto entrará em vigor na presente data, por ocasião da instalação da nova Paróquia e posse do seu primeiro Pároco, revogadas as disposições em contrário. Será lido à estação das Missas mais concorridas na Matriz do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos de São Bento do Una, tantas vezes quantas seu Pároco o julgar necessário, como na Matriz da nova Paróquia, no dia da instalação, e será transcrito fielmente nos Livros de Tombo da nova Paróquia e da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, para quer conste de futuro.
Dado e passado nesta cidade e Cúria Diocesana de Garanhuns, sob o selo e sinal de nossas armas, aos 30 dias do mês de maio do ano de dois mil e onze.
+ Fernando Guimarães, Bispo Diocesano de Garanhuns
Mons. Alexandre de Melo Castanha Neto, Chanceler da Cúria
(Reg. Liv. Documentos, fls. 184, n. 11 / Liv 2 de Atos Diocesanos, fls 13v e 14)
Como primeiro Pároco, foi nomeado o Revdo. Padre Gabriel Belo Cavalcante, do Clero da diocese.
Fonte: Diocese de Garanhuns
Casa Paroquial
Arquivos Relacionados: Fotos da Criação da Paróquia
Nenhum comentário:
Postar um comentário