Aos 25 anos assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Águas Belas, onde passou 10 anos. Logo em seguida assumiu a Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, em nossa cidade São Bento do Una, aqui ele ficou durante 6 anos. Um homem atencioso e caridoso, demonstrando seu respeito e amor por todos, deixou a população sãobentense com muita saudade, para ir a Roma aperfeiçoar seus estudos. Veja abaixo a mensagem que ele fez questão de dar a cada um de seus paroquianos:
"Os que lançam as sementes entre lágrimas ceifarão com alegria"
(Sl. 125.1)
Há um pensamento que diz que aqueles que partem nunca partem sozinhos, levam um pouco de nós, deixam um pouco de si.(Sl. 125.1)
Agradeço-lhe por sua amizade, seu acolhimento, atenção, carinho, respeito e amor que demonstrou para comigo.
Onde estiver levarei você comigo e rezarei sempre por você.
Desculpe-me as minhas exigências e às vezes a minha maneira "fria" de ser. Reze pela minha conversão. Peça a Deus para que eu cresça, ao menos em sabedoria, em graça e santidade.
Um abraço:
Pe. José Luiz Gomes de Vasconcelos
São Bento do Una, 21/08/2005
Como aluno no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, obteve o diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Também participou de um curso de formadores de seminaristas na Universidade Salesiana. Após três anos, assumiu a reitoria do seminário interdiocesano de Caruaru.
A nomeação do monsenhor José Luiz Gomes de Vasconcelos, segundo a Nunciatura Apostólica, acolheu a solicitação do arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, de contar com a colaboração de mais um bispo auxiliar.
Desde o ano passado, monsenhor José Luiz é presidente do Regional Nordeste 2 da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB), junto a uma equipe, é responsável pela formação de seminaristas de cinco dioceses: Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Floresta e Salgueiro. No seminário, 65 jovens estão sendo preparados para seguir na vida religiosa.
Segue na integra o pronunciamento do Mons. José Luiz sobre a sua nomeação:
Exmo. Sr. Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Jose Antônio Aparecido Tosi Marques; Excelentíssimo Sr. Bispos Auxiliar de Fortaleza e Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, Excelentíssimo Sr. Bispo Eleito para Pesqueira Dom José Luís Ferreira Sales; reverendíssimos padres e diáconos; estimados religiosos e religiosas, seminaristas, consagrados(as), missionários(as) que atuam nesta desde já tão amada Arquidiocese de Fortaleza, estimado Povo de Deus! A todos vós saúde e paz da parte de Deus nosso Pai e de Jesus nosso Redentor!
Desde a minha mais tenra juventude escutei o eco de um chamado feito por Jesus ao Apóstolo Pedro: “Pedro, tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas!” (Jo21,17) A pergunta e a ordem dadas por Jesus sempre me inquietaram. Sentia no meu hoje, que Jesus estava a perguntar-me: José Luiz, Tu me amas? E nunca, jamais, hesitei em dar a mesma reposta de Pedro: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo!” E, por causa deste amor por Jesus, acolhi, como Pedro, a missão de apascentar suas ovelhas. Passei a amar verdadeiramente essas ovelhas porque elas são de Jesus, o maior amor de minha vida. Vejo que o rebanho é diferenciado: existem ovelhas gordas, ovelhas fiéis, ovelhas que conhecem à voz do Pastor; mas também encontro ovelhas doentes, sofridas, perdidas, e até extraviadas e rebeldes! Amo a todas, todavia! Amo a todas sem distinção. E, se tenho preferência por algumas, o meu amor preferencial é pelas mais necessitadas.
A este rebanho de Jesus decidi definitivamente consagrar minha vida. No dia 09 de dezembro deste ano faz 23 anos que esta consagração se efetuou quando fui ordenado presbítero, pastor do Povo de Deus com o lema: “Tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas”. Fui e sou um sacerdote feliz. Por 16 anos exerci o pastoreio como Administrador Paroquial e Pároco em duas grandes Paróquias, colaborando com a pastoral da Diocese de Garanhuns. Porém, há quatro anos, o Senhor me chamou para cuidar dos seus “cordeiros”, cordeiros escolhidos, jovens seminaristas em processo de discernimento vocacional de cinco dioceses do interior de Pernambuco em Caruaru. Que missão árdua, porém, gratificante! Cuidar dos futuros pastores da Igreja! Garantir a sucessão da missão.
Finalmente, a Igreja me convoca para algo mais. O Bom Pastor assim me diz: “Tenho outras ovelhas que não são deste rebanho”, e convida-me a deixar agora estes “cordeiros” para cuidar deste novo rebanho. Qual a minha resposta? “Eis-me aqui Senhor!” Afinal são sempre tuas ovelhas e teus cordeiros, o teu rebanho. O Senhor insiste comigo: “Pasce oves meas” – “apascenta minhas ovelhas”, (Jo 21,17) será meu lema episcopal, sem esquecer que a esta ordem antecede a pergunta sempre oportuna: “Tu me amas?”.
Sinto-me agraciado em ter sido chamado por aquele que sucede ao Apóstolo São Pedro para compor o colégio dos sucessores dos Apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo e de receber a plenitude deste sacerdócio que tanto amo. Sinto-me pequeno e indigno de tal missão e responsabilidade, mas creio que quando o Senhor chama, concede àquele que é chamado as graças necessárias para desempenhar esta missão.
Coloco-me a disposição do chamado de Jesus o Bom Pastor. Peço a Deus a graça de ser fiel. Fiel ao Santo Evangelho, fiel a Santa Madre Igreja, fiel ao Santo Papa o Papa, fiel aos apelos desta Arquidiocese da “Terra do Sol”, fiel à opção preferencial pelos pobres e as prioridades da Igreja no Brasil. Eis-me aqui Senhor!
Se procurarem em mim um teólogo, um perito em direito canônico, um zeloso administrador, terão que esperar um pouco, tenho muito a aprender. Se, porém, procurarem em mim um Pastor, tenho algo a oferecer.
Desde já roguem a Deus por mim, para que seja capaz de superar os meus limites humanos e servir com qualidade e fidelidade, mas, sobretudo, com muito amor, a esta Arquidiocese confiada ao Patriarca São José. Que por sua intercessão, possamos juntos, dar continuidade a uma bela história. História de fé, de esperança, de amor; enfim, de salvação.
Em breve nos veremos e na graça de Deus vamos caminhar juntos.
Fraternalmente: Pe. José Luiz Gomes de Vasconcelos.
Veja a reportagem exibida no ABTV 1ª Edição.
Depoimento:
Foi nesta casa que o Pe. José Luiz, eleito bispo auxiliar de Fortaleza, celebrou a Santa Missa. Tomando café após a celebração fez minha mãe chorar me convidando para ir morar com ele e aprofundar a vocação juntamente com o seminarista José Hilton hoje padre amigo. Obrigado Dom José Luiz, pela formação que me destes em todos os sentidos da vida. Metade do que sou devo a você pelo seu amor a Igreja. Obrigado pelos trabalhos em São Bento do Una. De forma especial pela oração e apoio na caminhada da Paróquia da Virgem de Fátima. Devoto de Nossa Senhora, conte com nossas orações...Que Deus te faça um Santo Pastor no episcopado.
Padre Gabriel Belo Cavalcante
Fico feliz saber da história do Monsemhor José Luiz com o Padre Gabriel. Foi muito bonito o Padre gabriel ter essa admiração pelo futuro Bispo de Fortaleza. Muitas coisas os dois tem em comum. Amo voces dois. Obrigada pelo carinho que recebo destes dois padres santos. Felicidades!
ResponderExcluir