História da Vila do Espírito Santo


          A nossa comunidade foi fundada no ano de 1926 por uma senhora muito católica chamada Joaquina Pacheco (Dona Quinia) que com a sua generosidade juntamente com o trabalho voluntário de seus primos e parentes da família Pacheco construíram uma capela que recebeu o nome “Comunidade do Espírito Santo” por devoção da própria família.
          Anos depois a comunidade cresceu e a capela tornou-se pequena para acomodar os fiéis. Então a mesma família doou um novo terreno e construiu uma nova capela em outro lugar onde pudesse acomodar melhor as pessoas.
          Vendo a capela construída e muito bonita o Padre João Rodrigues de Melo insatisfeito pelas inúmeras romarias feitas à Santa Quitéria das Frexeiras nos horários das missas, resolveu mudar o padroeiro deste lugar. E em setembro de 1948 fez uma grande festa na comunidade trazendo uma imagem de Santa Quitéria para ser a nossa padroeira.
          O tempo foi passando, o povo aumentando e mais uma vez a capela ficou pequena para acolher as pessoas.
          Nessa época já era o Padre Luiz Carlos de Oliveira que estava á frente de nossa comunidade e vendo a capela pequena para acolher o povo, o padre resolveu aumentar a nossa Igreja quase outro tanto da que estava construída. Não dando tempo para terminar a construção ele deixou para que o padre José Aldo conclui-se os trabalhos já iniciados.
          O Padre Aldo deu continuidade à construção da Igreja e aumentou a reforma construindo uma sacristia que ainda não tinha. Colocou o forro da Igreja, comprou um som melhor e cuidou muito bem do seu rebanho na evangelização.
          Em seguida chega o Padre José Luiz Gomes de Vasconcelos e fez uma reforma no presbitério. Mas além de querer ver a Igreja bonita, ele queria muito mais ver crescer a evangelização e aumentar a participação do povo nos movimentos, pastorais e serviços. Junto com ele veio morar o padre Josenildo que na época era seminarista. Era uma pessoa centrada em liturgia e cânticos. Deu uma atenção especial a nossa comunidade, reanimou as pastorais, movimentos e serviços, fez vários encontros com os jovens, com as crianças e principalmente com as equipes de liturgia. Tanto o padre José Luiz, como o padre Josenildo tinha um amor sem limite pela Igreja e por tudo que dizia respeito ás coisas de Deus.
          Com a saída do Padre José Luiz chegou o Padre José Bento, que também deixou sua contribuição colocando cerâmica na metade das paredes por dentro de nossa igreja e nos preparando para uma nova paróquia, juntamente com o padre Valdevan e em seguida o padre José Nivaldo que muito contribuíram para que a nossa comunidade pudesse crescer espiritualmente.
          Com a criação da nova paróquia tivemos a graça de receber de presente o padre Gabriel, um padre novo, disposto corajoso cheio de idéias novas e sem medo de enfrentar as coisas tanto em reforma como nos trabalhos pastorais. Já de inicio fez uma grande reforma na nossa igreja bem como: Um lindo presbitério, com Capela do Santíssimo, altares de mármore, reforma no altar da padroeira, a troca do forro da igreja que era de gesso por pervecer e o lugar para fazer uma Pia Batismal.
          Além da Igreja, que ficou um encanto, mobilizou ás pessoas a assumir seu compromisso com a Igreja, através do dízimo consciente e de uma evangelização mais inovada.

3 comentários:

  1. Hugo Fernandes Pacheco5 de fevereiro de 2012 às 16:45

    Muito legal esse blog.
    gostei muito, que Deus abençoe o Trabalho do
    P. Gabriel.
    A vila do Espírito Santo agradece.

    ResponderExcluir
  2. Relembrei muita coisa com esse breve histórico... muito boa a iniciativa!!! Parabéns dirigentes e responsáveis!!!

    ResponderExcluir
  3. Ao ler este texto verdadeiro roda em minha cabeça um filme que relembra muita coisa que aconteceu em minha vida do último ano do padre Luiz carlos até o ano de 2004. Quanta coisa inesquecível, quantas pessoas fez parte dessa história, e hoje só resta saudades. Meu pai que tanto se door por está Igreja, minha mãe que lavava as toalhas da Igreja e zelava com tanto carinho, Luizinho Pacheco, tia Regina, Dona Luiza, Nininha, Tio pedro e tantos outros que já estão com Deus lá no céu. O trabalho e a dedicação de tantos Padres, entre eles o carinho e dedicação do Padre Zé Luiz e o Padre valdevan. Mas, digo a comunidade do Espírito Santo em particular, que ame, cuide, ajude, obedeça, caminhe ao lado do atual Padre que voces tem hoje o Padre Gabriel. Voces nen imagina o amigo, o pastor, o pai e a pessoa que é o padre Gabriel. Voces forão abençoados por deus receber um padre como voces tem e as vezes não percebe. Que Nossa Senhora de Fátima abençõe a cada um de voces que moram nesta vila. Fiquei feliz com essa história tão bem relatada, fez-me lembrar que também fiz parte dessa história. Um cheiro a todos, de modo especial minha família e a Josa que ainda dão continuidade a historia de papai nessa Igreja.......

    ResponderExcluir