A Leitura Divina

      A Igreja há muito tempo dá ao Estudo Bíblico o nome de Lectio Divina para não deixar que o fiel recorra aos textos sagrados friamente como quem lê um livro didático ou científico. A Leitura Divina é um caminho de conhecimento e encontro com o próprio Deus na Palavra; "é verdadeiramente capaz não só de desvendar ao fiel o tesouro da Palavra de Deus, mas também de criar o encontro com Cristo, Palavra divina viva." (Verbum Domini -  n.87)
      Assim iniciaremos de uma forma muito simples, porém não menos profunda nossa experiência mensal com a Palavra. Diante de um texto bíblico, que eu sugiro a você que seja retirado da liturgia da missa dominical, vamos nos debruçar sobre a leitura do Evangelho. É necessário um espaço de oração e recolhimento para que a leitura não seja fria ou automática. Lembre-se, você está se preparando para ouvir Deus e não simplesmente ler um jornal. Faça uma boa leitura, primeiro em voz alta e, em seguida, repita a leitura agora somente com os olhos e preste atenção nas palavras do texto.
      Um breve momento de silêncio vai certamente deixar que essa Palavra cresça dentro de você. Com uma caneta ou lápis na mão, você vai buscar destacar nesse texto se existem promessas de Deus (1), coisas que Deus promete aos seus filhos. Depois vamos voltar ao texto e destacar se existem ordens de Deus (2) para você, imperativos que devemos viver ou fazer. Assim você estará pronto para colher do texto qual é a mensagem de Deus para você (3) naquele texto.Bom, e se você acolheu essa mensagem, é importante responder a Deus, então você deve elaborar uma forma de como aplicar essa mensagem de Deus concretamente na sua vida (4). Tudo isso deve ter pelo menos um espaço de no mínimo trinta minutos, que depois poderá se estender de acordo com a sua realidade. Antes de encerrar essa experiência de Lectio Divina, uma vez que você estará cheio da Palavra, faça uma oração espontânea de resposta a Deus e, claro, cultive um momento fecundo de silêncio, contemplando o que Deus lhe falou ao coração (5). Guarde esses cinco passos da Lectio Divina e procure aplicá-los no texto do Evangelho da missa. Você certamente fará uma nova experiência com a Palavra de Deus. Quando você pegar o gosto por esta prática espiritual, não vai deixar de fazê-la um só dia!
      Mãos à obra, ou melhor, mãos na Bíblia, Deus te abençoe!

PE. FABRÍCIO ANDRADE
Comunidade Canção Nova
Twitter: pefabriciocn
Facebbok: Fabricio Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário